As 10 melhores músicas desconhecidas do U2

Em quatro décadas de história, o repertório do U2 é gigante. Por isso, fazer um top 10 é tarefa árdua. Pois bem. Este que vos escreve aceitou o desafio e dissecou todos os álbuns, singles e b-sides criados pelo quarteto irlandês na intenção de fazer uma lista diferente.

Em vez das Sunday Bloody Sunday’s e Where the Streets Have No Name’s da vida, fui em busca de canções que não chamaram atenção quando lançadas ou foram esquecidas ao longo do tempo, mas que também têm brilho.

Eis as eleitas:

10. Stand Up Comedy

Presente em No Line on the Horizon, de 2009. Passou tão despercebida que a própria banda a ignorou na 360° Tour.

9. Fast Cars

Faixa bônus das edições britânica e japonesa de How to Dismantle an Atomic Bomb, lançado em 2004. Tem uma levadinha de violão bem marota, e foi tocada algumas vezes na Vertigo Tour.

8. Trip Through Your Wires

Uma das primeiras canções tocadas pelo grupo pra promover The Joshua Tree, nos idos de 1987. Country e americana até a última gota.

7. Tomorrow

Fez parte do espiritual October, de 1981. Dona de um instrumental excelente e envolvente, foi tocada ao vivo uma só vez, com (reza a lenda) Edge tocando a gaita de fole.

6. A Celebration

Lançada como single em 1982, tem uma pegada pré-War. Curiosamente, acabou eclipsada pelo lado b (Trash, Trampoline and the Party Girl).

5. Wire

Riff de introdução matador, ritmo pulsante e delay pra The Edge nenhum botar defeito. Infelizmente, pouco aproveitada na The Unforgettable Fire Tour.

4. Acrobat

Do aclamado Achtung Baby (1991). Uma verdadeira pérola desconhecida, rejeitada na ZooTV. O máximo que Bono e sua trupe fizeram foi ensaiá-la duas ou três vezes, em formato acústico.

3. Hawkmoon 269

A critica acusou o U2 de ir longe demais com Rattle and Hum (1988). Extremismos à parte, o passeio americanista rendeu boas canções, como esta. Minimalista, crescente, arrebatadora e sazonalmente tocada na Lovetown Tour.

2. Gone

Uma das melhores músicas dos caras nos anos 90, fruto do polêmico POP (1997). Integrou o set principal da PopMart Tour e sobreviveu à Elevation Tour, em doses mais homeopáticas.

1. Silver and Gold

Surgida em 1985, quando os irlandeses entraram em contato com a música do famoso delta. Aparece no álbum colaborativo Sun City: Artists United Against Apartheid, onde Bono canta acompanhado pelo stones Keith Richards e Ronnie Wood.

Outra versão famosa, ao vivo, figura em Rattle and Hum. Bono discursando, Edge usando slide e solando loucamente… Tem tudo na bendita.

Anúncios

Uma resposta em “As 10 melhores músicas desconhecidas do U2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s