Sicupira => o ídolo do Atlético-PR que quase jogou no Coritiba

Sicupira_170114120829Barcímio Sicupira fez história com a camisa 8 rubro-negra. Atuando pelo Atlético-PR entre 1968 e 1975, conquistou o título paranaense de 1970 e tornou-se o maior artilheiro do clube em todos os tempos, com 158 gols. Ah, também foi o goleador-mor nos estaduais de 1970 (20) e 1972 (29).

Apesar da identificação com o pessoal da Baixada, por pouco o rapaz não figurou no escrete de uma certa equipe do Alto da Glória, ainda no juvenil.

Pura questão de logística. Quando guri, ele e a família viviam nas cercanias do estádio Belfort Duarte. Além disso, havia um ilustre vizinho coxa-branca: o zagueiro Aroldo Fedato. Deus estava praticamente conspirando pro jovem louco por futebol atuar no Verdão.

Seu plano A, Ferroviário, inicialmente achava-se fora de questão. Barcímio, o pai, jogara pelo Boca-Negra e não queria o filho atravessando a linha do trem toda hora. Vai que fosse atropelado…

No Coritiba, porém, deu ruim. O piá magrinho não despertou atenção nos treinos e sequer subiu nas categorias de base. Por mais que o divino tentasse, não cabia a Sicupira trajar verde.

sicupiraE lá foi ele pular a linha do trem, agradar e virar profissional no Ferroviário, em 1962. Com direito a tripleta no Operário de Ponta Grossa, em pleno debute.

Adiante, em 64, trocou Curitiba pelo Botafogo de Manga, Nilton Santos, Garrincha, Didi e Jairzinho. Largou mão de ser centroavante e virou terceiro homem de meio-campo. Aos 20 anos, tinha de se adaptar pra atuar ao lado dos craques. Permaneceu por três temporadas e passou por outro Botafogo – o de Ribeirão Preto –, até o Atlético-PR surgir em sua vida.

Logo na estreia, em setembro de 68, mostrou que o destino era virar herói no Furacão. Marcou de bicicleta, na Vila Capanema, num 1×1 diante do São Paulo.

Estava iniciada a lenda.

PS: o total de gols de Sicupira pelo Rubro-Negro não é 100%. Dependendo da fonte, o montante varia entre 154 e 158. Já que o cara era goleador, optei pelo maior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s