O legado tático de Alf Ramsey no futebol

alf ramseyAlf Ramsey deixou de habitar o planeta Terra em abril de 1999. Mesmo assim, não há admirador do futebol britânico que tenha esquecido suas contribuições como treinador.

Ex-jogador com boa passagem pelo Tottenham, onde conquistou o campeonato inglês de 1950-51, Ramsey fez história no comando técnico do Ipswich Town.

Por lá permaneceu oito anos, notabilizando-se por tirar o time da Terceirona em 1956-57 e ascender rumo ao título da Primeira Divisão, em 1961-62.

Alf também escreveu seu nome na Seleção Inglesa, a qual treinou de 1963 a 1974. Com ela, levantou o caneco da Copa do Mundo de 1966 e foi terceiro colocado na Eurocopa de 1968.

Estilo

A organização tática era o grande paradigma do guri. Suas equipes apresentavam apurado senso de jogo coletivo, com atletas versáteis, que pudessem servir numa troca de esquema. Na Inglaterra, por exemplo, variou o 4-2-4 típico em prol do 4-3-3 e, mais adiante, implementou o 4-4-2 (uma versão mais maleável das famosas ~~duas linhas de quatro~~).

Empregava meias defensivos e pontas recuados, capazes tanto de atacar quanto dar uma mão na marcação. Gostava do jogo centrado no meio campo, razão pela qual retrocedeu homens de frente como Bobby Charlton, quando treinava o selecionado nacional. Algo que deu muito certo em 66.

TÍTULOS COMO MANAGER:

Ipswich Town
Terceira Divisão inglesa: 1956-57
Segunda Divisão inglesa: 1960-61
Primeira Divisão inglesa: 1961-62

Seleção da Inglaterra
Copa do Mundo: 1966

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s