Libertadores, 1999 => A noite em que Marcos parou o Corinthians e virou santo no Palmeiras

são marcosTensão no Morumbi. Vampeta toma distância, bota as mãos na cintura e respira. É vital acertar este pênalti. Dinei carimbou a forquilha direita logo antes, então o Corinthians não pode nem pensar num segundo erro seguido. Embaixo das traves, porém, está Marcos, exalando confiança.

Não é à toa. Uma semana antes, seu Palmeiras construiu uma bela vantagem de 2×0 muito graças a ele. As semifinais da Taça Libertadores da América batem forte à porta.

Mas ainda estamos nas quartas, e o Timão continua com chance de passar. A disputa de penais está em 2×1 pró-Verdão. Se Vamp meter o seu no fundo do barbante, deixa tudo igual.

E convenhamos que correr atrás do prejuízo não é nenhuma novidade ao Alvinegro. Afinal, o time do Parque São Jorge conseguiu sair do buraco no tempo normal, hoje, devolvendo o 2×0 e forçando a decisão da vaga nos tiros da marca da cal.

vampetaVampeta, então, bate. A bola vai à meia altura, no canto esquerdo. Marcos voa, espalma e levanta as mãos ao céu. Ajoelha-se, deixa os membros superiores caírem e cerra os punhos, como quem sabe que fez história.

A celebração não é total – estamos no meio da série e, caso o Porco perca dois dos três pênaltis que lhe restam, o Corinthians seguirá vivo.

Todos, contudo, compreendem que não vai rolar. Sylvinho até anota o dele, mas nenhum alviverde erra. Aí, cabe a Zinho concluir a disputa em 4×2 e ratificar o que as mãos do camisa 12 palmeirense proporcionaram.

Assim, neste 12 de maio de 1999, o Palestra Itália canonizou (ironicamente, em solo rival) seu novo herói. Um cidadão que deixou bem claro: por mais que tentem, jamais eliminarão o Palmeiras com ele no gol. Não na penúltima Libertadores do século XX.

Assim, Marcos virou São.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s