Contos e afins => Na igreja

céu azul

(Crédito: Guilherme Mattar)

– Perdoe-me padre, pois pequei.
– De boa.
– Ahn, oi?
– De boa, cara. Susse.
– Como é que é? Você não tá brabo?
– Nada, fi. É como diz o poeta: Todo mundo erra sempre, todo mundo vai errar.
– Peraí. Isso não é um pagode?
– Revelação. Dos bons.
– Olha… Desculpa o meu espanto, padre, mas é que eu esperava que você lidasse com minha confissão de um jeito mais… Mais…
– Eclesiástico?
– Exatamente! Eclesiástico.
– Entendo, bro. As senhorinhas da novena reclamam toda hora.
– Hmmm…
– (…)
– Bom, já que tamos aí, posso te fazer uma pergunta?
– Manda.
– Você sempre foi assim? Com essa abordagem, digamos, ousada e alegre?
– Ná… Até o meio do ano passado, eu fazia o tipo “ajoelha no milho e reza”, padre padrão. Aí rolou a convenção.
– Convenção?
– É, no Vaticano. Chamaram os padres da América Latina e mostraram uns power-point bem loco. Gráficos assustadores, dizendo que as pessoas não estão mais indo pro Céu.
– Sério?
– Treta suja, bicho.
– Ué, mas elas tão indo pra onde? Pro Inferno? Já vou dizendo, padre, não sou desses.
– Inferno nada. Tão se mudando pro Purgatório, por vontade própria.
– Por quê?
– No Purgatório, cê não precisa se preocupar com bom ou ruim, esquerda ou direita. Só se vive. Toca o bonde. Anarquia que até arrepia, só de pensar numa ziquezira dessas.
– Eita!
– Eita mesmo! Eu e uns parças tamo agora nos comprometendo a evitar que gente nova vá pra lá. A galera tá vivendo tão de boa naqueles lados que, como nada ruim acontece, pararam de rezar! Cê acredita?
– Mas o Céu não tem essas liberdades? E o Inferno?
– Não, porque o pessoal lá de cima tem que fazer média com o dono, sabe? No Inferno a coisa é mais pesada, quente. Mas a história segue lógica bastante similar.
– Hmmm… [reflete por um bom tempo, digerindo o que ouviu] Padre?
– Fala, jovem.
– Quer saber? Esquece minha confissão. Tô tranquilo com meus pecados. Até mais.

Dirige-se à porta, quando ouve a grave voz do clero:

– Rapaz, você não está se esquecendo de alguma coisa?
– Eu? Do quê?
– Dos 487 Pai-Nossos que tem para pagar! Só sairá daqui quando terminar a penitência!
– Mas o senh…
– Silêncio, aqui é um local sagrado. Estarei de olho!

(Não obteve êxito na quitação da dívida. Nos vinte minutos em que se debateu, tentando rezar, só conseguiu pensar na letra de Velocidade da Luz).

Uma resposta em “Contos e afins => Na igreja

Deixe um comentário

