Watford F.C. => presidido por Elton John, clube viveu dias de glória no futebol inglês

elton-john-watfordNos românticos anos 1970, Elton John andava acima da carne seca. Tinha grana, sucesso e podia investir em quaisquer caramanholas que lhe dessem na telha. Isto posto, o músico britânico aproveitou a fartura e concentrou-a num projeto inusitado: comprar o time de futebol do coração, Watford F.C., em 1976.

O amor era antigo. Criado nos arrabaldes do estádio Vicarage Road, Elton ia aos jogos do clube desde criança, acompanhado do pai e do tio. Desenvolveu tamanho fanatismo pelos Hornets que nem o fato de estarem na quarta divisão inglesa o dissuadiu da aquisição.

No cargo de chairman, o rapaz foi ousado. Contratou o manager-sensação Graham Taylor em 1977, fazendo-o recusar uma proposta do West Bromwich (então na elite), e injetou grana pesada no elenco. Aí tudo fluiu:

elton john watford 2

  • Título da quarta divisão em 1977/78; 
  • Semifinal da Copa da Liga (deixando Newcastle e Manchester United pelo caminho) e segundo lugar na terceirona em 1978/79;
  • Vice-campeonato na segundona de 1981/82.

Num intervalo de cinco anos, a First Division passou de sonho à realidade.

Embora debutante, a equipe não se intimidou e sagrou-se vice-campeã na primeirona de 1982/83, perdendo o caneco pro Liverpool. O ponto alto se deu na vitória por 8×0 sobre o Sunderland – placar mais elástico aplicado pelo Yellow Army na divisão superior.

Em 1983/84, dois momentos interessantes: a disputa da Copa da UEFA, onde alcançou as oitavas de final e parou no Sparta Praga, e a decisão da FA Cup. Nesta última, diante de 100 mil espectadores, sucumbiu ao Everton por 2×0, em Wembley. Elton assistiu ao cotejo e não segurou as lágrimas ao ouvir a música Abide With Me, tradicionalmente tocada antes das finais da Copa.

O cantor abdicou ao mandachuvismo dos Golden Boys em 1987, vendendo-o a Jack Petchey, diretor do West Ham. Antes, viu a equipe eliminar Chelsea e Arsenal e chegar às semifinais da FA Cup de 1986/87. Desta vez, o algoz foi o Tottenham (4×1).

Dez anos adiante, o guri recomprou o Watford de Petchey e voltou a ser chairman. Tirou os subordinados, quase falidos, da terceirona e os auxiliou a ascender à Premier League em 1999/2000.

sir elton john standDesde 2002, largou a função e virou presidente honorário da equipe. É tão querido por lá que, no ano passado, ganhou uma tribuna em Vicarage Road – The Sir Elton John Stand.

Graham Taylor, como não poderia deixar de ser, também recebeu a honraria.

Anúncios

Uma resposta em “Watford F.C. => presidido por Elton John, clube viveu dias de glória no futebol inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s