Achilles Last Stand: a épica orquestra de guitarras criada pelo Led Zeppelin após acidente

led zeppelin achilles 2Ilha de Rodes, 5 de agosto de 1975. Robert Plant aproveita os últimos dias de folga antes da próxima turnê do Led Zeppelin. Junto à família, dá uma volta de carro pela Grécia, mas tudo termina mal: o miniveículo dirigido pela esposa derrapa, sai da estrada e bate numa árvore. O casal se fere gravemente enquanto, por sorte, as crianças se machucam em menor grau.

Tornozelo e cotovelo gritam, abortam a tour e exigem convalescença. Jimmy Page oferece sua casa em Malibu e a dupla compositora passa um mês nos States, escrevendo novas faixas enquanto Plant se recupera.

Dentre as surgidas, eis a obra-prima Achilles Last Stand.

Pequeno Beto teme nunca mais andar. Perambulações pelo Marrocos, meses atrás, feitas após os famosos shows em Earls Court, reverberam na letra que escreve, misturadas à poesia de William Blake e ao mitológico titã Atlas – rapaz que segurava o céu, conforme o pessoal da Grécia.

musicland studiosTal qual as coleguinhas de PresenceAchilles é gravada em Munique, entre novembro e dezembro de 75. Robert sente saudade da família, não curte a Alemanha e, pra piorar, precisa cantar de cadeira de rodas. Mesmo assim, executa nela o melhor vocal do álbum inteiro.

John Bonham desce a lenha na batera, firme e forte, e John Paul Jones galopa insano no baixo de oito cordas. Mas é Page quem rouba a cena.

Camadas de guitarra sobrevoam o stereo, criando um efeito orquestral pelos mais de 10 minutos de canção. Trabalho de extremo esmero, posto em prática por Jimmy numa única noite. Épico.

Desde o lançamento, em 31 de março de 1976, Presence costuma passar batido na discografia Zé de Leppeira. Baita equívoco, pois sua música de abertura, por si só, merece atenta apreciação. Abaixo, a prova:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s