Achilles Last Stand: a épica orquestra de guitarras criada pelo Led Zeppelin após acidente

led zeppelin achilles 2Ilha de Rodes, 5 de agosto de 1975. Robert Plant aproveita os últimos dias de folga antes da próxima turnê do Led Zeppelin. Junto à família, dá uma volta de carro pelo paraíso grego, mas tudo termina mal: o miniveículo derrapa, sai da estrada e bate numa árvore. Vocalista e mulher se ferem gravemente enquanto, por sorte, as crianças ficam inteiras.

Tornozelo e cotovelo gritam, abortam a tour e exigem convalescença. Jimmy Page oferece sua casa em Malibu e a dupla compositora passa um mês nos States, escrevendo novas faixas enquanto Plant se recupera.

Dentre as surgidas, eis a obra-prima Achilles Last Stand.

Pequeno Beto cai de boca no misticismo, enquanto teme nunca mais andar. Perambulações pelo Marrocos, meses atrás, feitas após os famosos shows em Earls Court, reverberam na letra, misturadas à poesia de William Blake e ao mitológico titã Atlas – rapazinho que segurava o céu, conforme o pessoal da Grécia.

musicland studiosTal qual as coleguinhas de PresenceAchilles é gravada em Munique, entre novembro e dezembro de 75. Robert sente saudade da família, não curte a Alemanha e, pra piorar, precisa cantar de cadeira de rodas. Mesmo assim, executa nela o melhor vocal do álbum inteiro.

John Bonham desce a lenha na batera, firme e forte, e John Paul Jones galopa insano no baixo de oito cordas. Verdade seja dita, contudo, é Page quem rouba a cena.

Camadas de guitarra sobrevoam o stereo, criando um efeito orquestral pelos mais de 10 minutos de canção. Trabalho de extremo esmero, posto em prática por Jimmy numa única noite. Épico.

Desde o lançamento, em 31 de março de 1976, Presence costuma passar batido na discografia Zé de Leppeira. Baita equívoco, pois sua música de abertura, por si só, merece atenta apreciação. Abaixo, a prova:

Apenas pra dar noção da seriedade da coisa, Plantinha leva dois anos até se recobrar 100% do acidente descrito no primeiro parágrafo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s