Nine Out of Ten: a antropofagia inovadora de Caetano Veloso no exílio

blog caetano veloso nine out of tenPerambular por Portobello Road e Notting Hill era uma das distrações de Caetano Veloso na Inglaterra. Já que a ditadura o impedia de voltar de vez ao Brasil, o bairro de Brixton e seus imigrantes jamaicanos ofereciam o calor necessário pra driblar o frio londrino.

Este calor, também conhecido por reggae, não só ajudou Caê a sobreviver, como também o inspirou a compor a clássica Nine Out of Ten.

O baiano vinha experimentando cantar em inglês na época, fato evidenciado no álbum homônimo de 1971. Manteve a tendência, adicionando um quê antropofágico de aquecer o coração de Oswald de Andrade: criou o portunglês.

blog caetano veloso nine out of ten 4As andanças na região dos egressos da Commonwealth ecoam com tudo na letra. Portobello Road, reggae, Electric Cinema (movie theatre localizado em Notting Hill)… Imagens que nos fazem imaginar o cabeludo disparando pernadas por Brixton, curtindo o ritmo caribenho.

Caetano, aliás, foi o primeiro brazuca a citar e incluir compassos de reggae (intro e coda) numa música.

Outro ponto interessante é a exploração do hinduísmo. Fazendo jus ao viés concreto de sua poesia, menino Veloso usa a noção do chacra Manipura, relacionado às emoções, ressaltando o poder da canção da terra de Bob Marley. Emprega, também, a ideia da morte tal algo positivo à vida.

Nine out of Ten foi lançada em 1971, em Londres, como segunda faixa do excelente disco Transa. Ambos chegariam ao Brasil uma temporada mais tarde, repletos de portunglês e instrumentais de qualidade, providos com auxílio de Jards Macalé, Tutti Moreno, Moacyr Albuquerque e Áureo de Souza.

Anúncios

2 respostas em “Nine Out of Ten: a antropofagia inovadora de Caetano Veloso no exílio

  1. Pingback: Guilherme Mattar => “Nine Out of Ten” voz e violão, em homenagem a Caetano Veloso | It's not only Rock

  2. Pingback: Grandes álbuns da humanidade brasileira => Gilberto Gil (Gilberto Gil, 1971) | It's not only Rock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s