A maior goleada da história do futebol brasileiro já passou dos 100 anos, e pertence ao Botafogo

botafogo goleadaPra quem acha que a máxima “tem coisas que só acontecem com o Botafogo” sempre carrega viés negativo, venho a público provar que não. Por mais que a Estrela Solitária abuse das capacidades cardíacas do torcedor, ao menos um feito invejável ela conseguiu:

Impor a maior goleada da história do futebol brasileiro.

Tudo aconteceu em 30 de maio de 1909. Fogão e Mangueira se enfrentaram num domingo à tarde, pela terceira rodada do Campeonato Carioca daquela temporada, e simplesmente não teve embate. O que se viu no campo da rua Voluntários da Pátria, casa inaugural do Bota, foi um verdadeiro massacre.

botafogo goleada 2Se o alvinegro gozava de status à época, o Mangueira beirava o absoluto amadorismo. Basicamente, o rubro-negro da Tijuca servia como lazer aos moradores da Zona Norte do Rio, que pouco se preocupavam com forma física ou treinamento tático. Antes do duelo começar, inclusive, vários jogadores tomaram chá de sumiço e o W.O. quase foi decretado.

Pra evitar perder sem atuar, os mangueirenses promoveram um formidável catadão. Diretores do clube botaram uniforme e até o tesoureiro, que nunca havia corrido atrás duma bola na vida, virou goleiro.

O resultado não podia ser outro: 24×0 Botafogo.

botafogo goleada 3Craque do cotejo, o atacante Gilbert Hime marcou nada menos que nove gols. O colega Flávio Ramos foi mais econômico e anotou sete. Monk (2), Lulu Rocha (2), Raul Rodrigues, Dinorah, Henrique Teixeira e Emmanuel Sodré completaram o chocolate.

O Glorioso seria vice-campeão daquele Cariocão, perdendo o título pro Fluminense. Já o Mangueira amargaria a lanterninha, somando um pontinho em 10 jogos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s