5 provas de que Ringo Starr é, sim, um dos melhores bateristas de todos os tempos

Ringo-StarrSabe aquela célebre tirada de John Lennon, “Ringo não é nem o melhor baterista dos Beatles“? Ela está errada. Redondamente errada.

Este post, caro(a) leitor(a), tem a função cível de desmistificar o hediondo menosprezo às skills do cara mais legal do rock.

Abaixo, portanto, deixo 5 provas do enorme talento e estilo peculiar de Ringo Starr:

1- As viradas de She Said She Said

Sentar atrás do bumbo e tocar esta coisinha do álbum Revolver não é bolinho. Ringuera solta uma sucessão de viradas espetaculares e circulares. Há quem as compare, aliás, com o trabalho do lendário Mitch Mitchell na Jimi Hendrix Experience.

2- O nada óbvio toque em A Day in the Life

Durante Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, menino Starkey sentiu-se “dirigido” pelos parceiros de banda, que lhe pediam contribuições cada vez mais específicas. Mesmo assim, ele arrumou espaço pra bolar um arranjo complexo no encerramento do disco. Entrevistado em 1992, Phil Collins elogiou os fillings do colega de posto.

3- Tomorrow Never Knows

Revolver, again. Vocal jogado numa caixa Leslie, tape loops, guitarra invertida… Nada faria sentido sem o tamborilar hipnótico e loopinzado de Ringo.

4- O peso de Ticket to Ride

Esta seria outra das tantas baladinhas pop de Help!, não fosse a batida seca e pesada de Ringo (pros padrões beatlezísticos, ao menos). Uma das grandes provas da perícia do cara nos tom-tons.

5- A rara capacidade de adaptação

Certos cidadãos, como John Lennon, tendem a sair do ritmo no decorrer das melodias. Starr, em contrapartida, criou percussões baseadas justo nas imperfeições dos colegas – algo evidente no “debute” solo de John, John Lennon/Plastic Ono Band, no qual colaborou.

 

PS: Não incluí o solo de The End, do LP beatle Abbey Road, mããs, como falar dos highlights do Ringuera sem cita-lo é heresia, deixo a menção honrosa.

Quem por pouco não adentrou o top 5 também foi Come Together, outra de Abbey Road. A introdução, principalmente, é classuda de cair os butiá do bolso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s