Esquerda, volver => 8 músicos canhotos que se viraram em instrumentos para destros

mark knopflerEsquerdinhas sofreram no século XX, viu? Era difícil achar instrumentos musicais propícios, o que forçou muito lefty a pegar aparatos destros e aprender a tocar assim, mesmo.

Segurador ocidental de caneta que sou, elenquei oito caboclos canhotos que fizeram da adaptação um estímulo no desenvolvimento artístico. Ei-los:

1- Mark Knopfler

O líder do Dire Straits ingressou nas artes através do violino – destro. Adelante, quando a guitarra o seduziu, decidiu ser mais fácil manter a pegada via mão direita. E assim o fez.

2- Mike Bloomfield

Um dos primeiros guitar heroes deste planetinha, Mike tentou a sorte com a mão do capeta, inicialmente. Fez aula durante um ano e tudo, mas só se julgou bom o bastante após mudar de lado.

3- Edgard Scandurra

Na infância, o guri que deu nome ao Ultraje a Rigor e se notabilizou no Ira! pegava a guitarra destra do irmão. Inverter as cordas não era opção, então ele aprendeu a empunhar o instrumento ao contrário, tocando licks e acordes de ponta-cabeça.

4- Ringo Starr

A marca registrada do baterista dos Beatles, atacar a percussão com igual força em ambos os braços, é fruto dele ser um canhoto preso num kit destro. O motivo da gambiarra é simples: a falta de recursos na época.

5- Dick Dale

Tal qual Edgard Scandurra, o mito da surf music começou numa guitarra “normal” invertida, sem mexer nas cordas. Isso o ajudou a desenvolver o estilo percussivo e veloz que o tornou famoso.

6- Noel Gallagher

Diferente de outros desta lista, o principal compositor do Oasis poderia usar uma guitarra canhota, se quisesse. Não o fez por querer realizar ao menos uma atividade com a direita na vida.

7- Kiko Loureiro

O jovenzinho do Angra e do Megadeth é outro a emular um destro. Começou fazendo aulas num violão “direito”, e não viu razão pra mudar no decorrer do tempo.

8- Jimi Hendrix

Forçado pelo pai, Jimi tocava como destro, a princípio. Alterou a pegada mais tarde, modificando o nut da guitarra e invertendo as cordas. Quando o pai se aproximava, porém, ele virava o instrumento, empunhando novamente com a direita.

Ou seja: o cara não só podia usar ambas as mãos, como também tirava som na escala ao contrário. Pouco gênio, hein?

Anúncios

2 respostas em “Esquerda, volver => 8 músicos canhotos que se viraram em instrumentos para destros

    • A lista trata de canhotos com instrumentos destros. Ou seja: tocando ou como se fossem destros, ou, no caso de alguns guitarristas, virando o instrumento de ponta-cabeça (mas sem mudar a ordem das cordas).

      Paul e Kurt não fazem isso. Suas guitarras, violões e afins apresentam as cordas invertidas, colocando-as no que se seria a ordem “normal” pra um canhoto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s