Campeonato Brasileiro de 1990: Neto brilha nos momentos decisivos e dá ao Corinthians seu 1º título nacional

craque netoA persona extra-campo adotada por Neto faz a gente esquecer que ele foi um BAITA jogador (não podia deixar passar, dsclp). Sobretudo, envergando a camisa do Corinthians.

No Campeonato Brasileiro de 1990, o caricato meia liderou o Timão rumo ao primeiro título nacional, resolvendo jogos difíceis com gols preciosos e personalidade.

Teve sofrimento. A equipe treinada por Nelsinho Baptista chegou à penúltima rodada do returno precisando vencer o Atlético-MG, em Minas, pra avançar ao mata-mata. E conseguiu: 3×1, com Neto anotando o segundo tento.

Vieram as quartas de final, e novamente o Galo (melhor campanha geral) no caminho. Na ida, no Pacaembu, Gérson abriu cedo o placar e os mineiros pareciam próximos do triunfo. Até a estrela do Xodó da Fiel brilhar, decretando a virada nos 15 minutos finais. Depois, foi só segurar o 0x0 no Mineirão e seguir adiante.

Nas semifinais, pintou o Bahia e o mesmo roteiro. Wágner Basílio, ex-Parque São Jorge, pôs os forasteiros em vantagem no Pacaembu logo aos 2 do jogo 1, e o Coringas virou na etapa complementar. O gol da vitória, cobrando falta? Adivinha de quem foi.

Em Salvador, a retranca alvinegra segurou o 0x0 e botou o time na final do Brasileirão.

Diante do São Paulo, duas vantagens mínimas no Morumbi deram o caneco ao Timones. A primeira, principalmente, contou com colaboração direta de Neto, que deu assistência ao score de Wilson Mano – e perdeu chances claras de aumentar o ganho.

Abaixo, uma foto do limitado porém valente Corinthians de 90, instantes antes da decisão derradeira com o Tricolor. Da esquerda pra direita, em pé: Giba, Jacenir, Marcelo Djian, Guinei, Márcio Bittencourt e Ronaldo.

Agachados: Fabinho, Wilson Mano, Tupãzinho, Neto (artilheiro do clube na competição, com 9 gols) e Mauro.

craque neto 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s