God save the Cream: o mítico show de “despedida” do trio, no Royal Albert Hall

farewell concertUm guitarrista considerado Deus logo aos 22 anos de idade, ainda tímido na hora de soltar a voz. Um baterista louco, chegadinho no tamborilar africano. Um baixista confiante, capaz de cantar e tocar vigorosamente.

Separados, Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce eram poderosos e influentes na Grã-Bretanha. Unidos, formaram o Cream e levaram apenas 2 anos pra dominar o mundo do rock – e cansarem uns dos outros.

Em 26 de novembro de 1968, o álbum de estreia deles, Fresh Cream, nem tinha comemorado o segundo aniversário. Mas não dava mais. Os três disputavam a atenção do público show após show com longos solos simultâneos, altíssimos, numa insana briga indulgente – literal no caso de Bruce e Baker, que discutiam o tempo todo enquanto Slowhand jogava panos quentes. Sequer se escutavam durante os concertos.

A sitú encheu e eles decidiram: na data citada acima, fariam a saideira, no londrino Royal Albert Hall.

Os músicos acharam que a performance deixou a desejar. Pros mortais, entretanto, foi bacana. Afinal, teve tudo: improvisações, blues, psicodelia e doses de jazz, temperadas com gritos de “God Save the Cream” vindos da plateia.

Depois do Farewell Concert, o trio lançou ainda um álbum derradeiro – Goodbye (1969). No catálogo do bichinho, três inéditas, incluindo o hino claptonzístico Badge, e três gravações ao vivo.

E cada um foi pro seu canto. Quer dizer, mais ou menos: Ginger e Eric se encontraram pouco depois, no Blind Faith, mais por insistência do batera que por real vontade do guitarrista.

Muitas décadas além, em 2005, a saudade bateu e Clapton convenceu os antigos parças a voltarem ao Royal Albert Hall. Entre 2 e 6 de maio, fizeram quatro apresentações lá, tocando Badge juntos pela primeira vez na vida.

Levaram a empreitada bem sucedida também aos States (Madison Square Garden), fechando o abacaxi de vez em 24-26 de outubro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s