Brasileirão de 1998: a campanha mais legal do passado recente do Coritiba

coritiba 1998Fui uma criança de sorte. Logo no primeiro ano frequentando estádios de futebol, 1998, vi meu time do coração chegar aos playoffs do Campeonato Brasileiro – o que, convenhamos, não era nada fácil se você torcia por um paranaense.

Aquele Coritiba, treinado parte por Valdir Espinosa, parte por Darío Pereyra, era repleto de gente rodada e talentosa. A começar pelo goleiro, Régis, que fizera fama no Paraná Clube.

Gélson Baresi Célio Lúcio na zaga, Sandoval, BrandãoStruway e João Santos na meiúca, Macedo, Cleber e Sinval no ataque… Eita elenco experiente.

coritiba 1998 4Havia pratas da casa e jovens, também. Reginaldo Araújo Rubens Júnior (lateral), Flávio (zagueiro) e Reginaldo Nascimento (volância) são alguns exemplos.

O diferencial desses caras era justo o grande defeito dos Coxas atuais: pontuar longe do Couto Pereira. Na fase inicial, venceram 7 dos 12 compromissos fora.

Alguns resultados foram épicos, tais o 1×1 diante do Grêmio no Olímpico (Régis pegou pênalti), o 2×1 aplicado no Palmeiras de Alex e o 3×0 sobre o Vitória em pleno Barradão.

No Alto da Glória, o grande brilho rolou em 18 de outubro. Abarrotado de gente nas arquibancadas (eu incluso) e dotado das saudosas listras circulares no gramado, o Majorzão foi palco de um 2×1 muito do bacana em cima do São Paulo.

Nem o penal desperdiçado tirou o brilho daquela ensolarada tarde de domingo.

Terminamos o turno em 3º lugar, atrás do futuro campeão Corinthians e do Palmeiras – 11 vitórias, 9 empates e 3 derrotas.

Aí veio o mata-mata e a Portuguesa acabou com nossa alegria em três atos:

  1. Lusa 3×1 no Canindé;
  2. 0x0 no Couto;
  3. 2×2 novamente no Couto (ganhávamos por 2×0 até os 39 do 2º tempo).

O 6º posto na classificação final do certame permanece como uma das melhores campanhas recentes do Alviverde em Brasileirões. Só perde pro 5º lugar de 2003, que nos levou à Libertadores pela última vez.

Bons tempos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s