The Man Who Sold the World => o lado hard/heavy de David Bowie

the man who sold the worldEm 1970, o camaleão do rock virou um marido apaixonado. Recém casado com a atriz/modelo Angie Barnett, o mancebo só tinha olhos pra amada, ficando mais tempo deitadão com ela no sofá de casa do que com sua banda.

Sacando a falta de foco do chefe, o guitarrista Mick Ronson e o baixista & produtor Tony Visconti chamaram a chincha pra si e compuseram a maioria dos arranjos que entrariam no sucessor de Space Oddity (1969).

As baladinhas acústicas capitaneadas por Major Tom de repente deram lugar a estruturas próximas a Black Sabbath e Led Zeppelin. Se nas letras o dedo de David Bowie ainda era notável, nas melodias ele funcionou meio como um censor – apontando aos parças quais sequencias de acordes tinha curtido, quais não.

Nessas condições de temperatura e pressão, surgiu The Man Who Sold the World. O álbum mais hard rock da carreira davizeira.

Lançado em novembro de 70, o bicho trouxe vários traços do glam que começava a vingar na Inglaterra. É interessante notar como o debute homônimo do Queen, posto no mundo em 1973, por exemplo, alimentou-se de texturas tais as de The Supermen.

Embora sem hits de claro destaque, o LP possui o mix tão querido por Bowie, indo do prog 8-minutozeiro de The Width of a Circle ao pop latino e circular da faixa título. Faixa esta que entraria pra posteridade duas décadas adelante, quando o Nirvana tocou-a no famoso MTV Unplugged (1993).

Passado The Man Who Sold the World, Bowie entraria na chamada “fase clássica”, abraçando de vez a androginia estética e a pluralidade sonora em Hunky Dory (1971)The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1972) Aladdin Sane (1973).

O resto? História.

The Man Who Sold the World – tracklist:

  1. The Width of a Circle
  2. All the Madmen
  3. Black Country Rock
  4. After All
  5. Running Gun Blues
  6. Saviour Machine
  7. She Shook Me Cold
  8. The Man Who Sold the World
  9. The Supermen
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s