Juventude x Botafogo, Copa do Brasil de 1999 => A final mais legal da história da competição

juventude x botafogo, primeira final da copa do brasil de 1999Juventude e Botafogo foram os finalistas da Copa do Brasil de 1999.

Pra chegar lá, derrotaram camisas pesadas e provaram na marra que podiam representar o país na Copa Libertadores da América da temporada seguinte.

LADO ALVIVERDE

Os gaúchos viviam grande período, graças a parceria com a Parmalat. Ascenderam à Série A do Campeonato Brasileiro em 1995, frequentando a segunda fase do certame em 1997, e conquistaram o Estadual de 1998 batendo o Internacional no desfecho.

Naquela Copa do Brasil, oponentes de tradição pouco lhe meteram medo. O Fluminense bem tentou na rodada 2, cravando 3×1 no Maracanã no confronto de ida – com direito a gol de Túlio Maravilha. Mas, três semanas adelante, o revés foi revertido de maneira espetacular em Caxias do Sul.

O futuro bicampeão brasileiro Corinthians sucumbiu duplamente nas oitavas (2×0 no Alfredo Jaconi e 1×0 em São Paulo) e o Bahia ficou pra trás via pênaltis, em plena Fonte Nova, depois de duplo 2×2 nas quartas.

Já nas semis, a classificação memorável veio diante do Inter.

Em Caxias, igualdade sem gols. Três dias mais tarde, massacre no Beira-Rio (a carinha do Dunga aí embaixo diz tudo).

LADO ALVINEGRO

A década de 90 foi tumultuada técnica e financeiramente na Estrela Solitária, que ora almejava troféus, ora brigava pra não cair. Mesmo assim, houve campanhas interessantes. Finalista do Brasileirão de 1992 e detentor da taça de 1995, o clube levou ainda a Copa Conmebol de 1993, o Cariocão de 1997 e o Torneio Rio-São Paulo de 1998.

Na Copa do Brasil de 99, deu baita demonstração de força ao eliminar o São Paulo nas oitavas – 1×1 no Morumbi, tomando o empate aos 46 da etapa complementar, seguido de 3×1 no Maraca.

Contra o Atlético-PR, nas quartas, rolou sofrimento. Cada mandante ganhou seu jogo por 2×1 e a vaga foi garantida com penalidades máximas, em Curitiba.

A marca da cal também se repetiu no roteiro das semifinais. O defensor do título, Palmeiras, deu trabalho e ambas as partidas terminaram sem ganhador: 1×1.

Wagner brilhou na hora da verdade, defendendo uma cobrança palestrina e virando heroi no estádio Mário Filho.

AS FINAIS

Fazendo valer o mando de campo, o Juventude garantiu um precioso 2×1 na primeira perna. Perante 25.500 torcedores, Fernando abriu o placar aos 14 minutos e, logo aos 22, seu colega de ataque Márcio Mexerica ampliou a vantagem. No finzinho do primeiro tempo, Bebeto descontou e fechou a contagem no Alfredo Jaconi.

No encontro derradeiro, marcador inalterado. Mais de 110 mil pessoas viram o Fogão pressionar no Maracanã, mandar chuveirinho na área, meter bola na forquilha e parar nas mãos do arqueiro Émerson.

Pra desespero preto e branco, a Copa do Brasil fez casa em braços sul riograndenses.

Ju e Bota digladiaram com as seguintes formações:

Primeira final – Caxias do Sul, 20 de junho de 1999
Juventude 2×1 Botafogo

Juventude: Émerson; Marcos Teixeira, Picolli, Capone e Dênis; Wallace, Flávio, Mabília (Patrício) e Roberto; Fernando (Alcir) e Márcio Mexirica (Mário Tilico).
Técnico: Valmir Louruz.

Botafogo: Wagner; Fábio Augusto (Rodrigo Beckham), Sandro, Jorge Luiz e César Prates; Válber (Leandro Eugênio), Reidner, Caio (Bandoch) e Sérgio Manoel; Bebeto e Zé Carlos.
Técnico: Gilson Nunes.

Segunda final – Rio de Janeiro, 27 de junho de 1999
Botafogo 0x0 Juventude

Botafogo: Wagner; Fábio Augusto (Leandro Eugênio), Bandoch, Jorge Luiz e César Prates; Júnior, Reidner, Caio (Rodrigo Beckham) e Sérgio Manoel; Bebeto (Felipe Tigrão) e Zé Carlos.
Técnico: Gilson Nunes.

Juventude: Émerson; Marcos Teixeira, Índio, Picolli e Dênis; Roberto, Lauro (Kiko), Flávio e Mabília (Gil Baiano); Maurílio e Márcio Mexirica (Alcir).
Técnico: Valmir Louruz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s