Muito antes de brilhar na Premier League, Leicester City fez história ao revelar o artilheiro Gary Lineker

gary linekerSensação da temporada 2015-16 da Premier League, o Leicester City não possui uma história repleta de conquistas, mas detém certas marcas interessantes.

Dentre as principais, está o fato de ser o primeiro clube defendido pelo maior artilheiro da Inglaterra na história das Copas do Mundo:

Gary Lineker.

Natural de Leicester, o gurizinho iniciou a carreira nos Foxes logo após largar a escola. Chegou aos profissionais em 1978-79 e, apesar do início apático, passou a se destacar como goleador a partir dos anos 80.

Sua equipe nunca se estabilizava numa divisão, alternando acessos e descensos a torto e direito. Mesmo assim, Lineker abotoou 24 gols na Primeirona de 1984-85, ajudando o clube a ficar em 15º na tabela e permanecer na elite a fórceps, dois pontinhos acima da zona da degola. De quebra, tornou-se o top scorer da liga (ao lado de Kerry Dixon, do Chelsea).

gary lineker englandO sucesso atiçou as lombrigas do Everton, que o comprou no fim da temporada por 800 mil libras esterlinas. Pelas bandas de Liverpool, em 1985-86, garantiu novamente a golden boot nacional (30 gols), vindo a ser convocado pra Copa do Mundo de 1986.

Apesar da queda do English Team nas quartas, diante da Argentina de Diego Maradona, Gary seria o marcador-mor no certame, anotando 6 tentos.

Enquanto o craque saboreava o grande momento (e garantia uma transferência celebradíssima ao Barcelona), Leicester sentiu a dura realidade sem ele. Dois anos após a partida do atacante, as Raposas foram rebaixadas à Segunda Divisão, de onde só retornariam em 1992-93.

PS => Lineker voltaria à terra da Rainha em 1989, envergando o manto do Tottenham. Viveria belíssima fase nos Spurs, embolsando a artilharia do Inglesão de 1989-90 (24 gols) e se credenciando à Copa do Mundo de 1990. No torneio de seleções, balançaria as redes quatro vezes, amparando a Inglaterra a alcançar as semifinais pela primeira vez desde 1966.

 

  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s