E se Eric Clapton entrasse nos Beatles? Cold Turkey indica como a banda podia soar

cold turkey 3O fim de carreira dos Beatles foi marcado por tretas. A relação entre os integrantes ficou tão tensa que George Harrison pediu o boné em 1969, durante as sessões que mais tarde originariam o álbum Let it Be.

Não foi um adeus definitivo – ele reintegraria a banda 12 dias depois. Mas serviu pra John Lennon sugerir Eric Clapton à vaga aberta, originando um dos maiores WHAT IF‘s da história do rock.

Como seria o Fab Four com Slowhand? Se você curte especular, eis uma dica: Cold Turkey, “primeiro” single solo de Lennon.

Primeiro entre aspas por trazer algo então inédito: crédito único de autoria. Give Peace a Chance, seu real debute como ato principal, ainda respeitava o pacto de dividir louros com Paul McCartney.

Inicialmente, John queria lançar Cold Turkey pelos Beatles, no segundo semestre de 1969. Paul vetou, e o guitarrista mexeu os pauzinhos por conta própria. Chamou a espinha dorsal do vindouro disco John Lennon/Plastic Ono Band Klaus Voormann no baixo e Ringo Starr na batera – e mandou bala, convidando Clapton a executar a lead guitar.

O resultado, captado no icônico estúdio Abbey Road, ostenta belos riffs roqueiros.

Há outra versão famosa da bichana, tocada pela Plastic Ono Band (feat. menino Eric) ao vivo no Toronto Rock and Roll Revival, em setembro de 69 – um mês antes do single sair.

O arranjo é diferente e a mixagem desprivilegia os solinhos legais de Slowhand. Ah, a Yoko fica dando uns gritinhos nada a ver, enquanto John lê a letra sem nenhuma parcimônia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s