Portugal, 2002 => A fantástica geração que não correspondeu na Copa do Mundo

US forward Landon Donovan (R) celebrates after scoVítor Baía, Fernando Couto, Rui Costa, Luís Figo, Nuno Gomes, Pauleta…

O grupo que Portugal levou ao Japão e Coreia do Sul tinha qualidade técnica que há muito não pintava na parte lusa da península ibérica. Caras em tamanha boa fase que pintá-los entre os favoritos à Copa do Mundo de 2002 não era nenhum exagero.

Não depois de preparação tão convincente. Semifinalistas da UEFA Euro 2000, os gajos se garantiram no mundial liderando (invictos) chaveamento que continha Irlanda e a toda poderosa Holanda nas eliminatórias.

Só pra alegrar ainda mais os portugas, Figo ganhou a Bola de Ouro em 2000 e foi eleito o melhor jogador do planeta pela FIFA, em 2001.

Mãããs… Quando a Copa chegou… A vaquinha deitou.

Na fase inicial.

O time treinado por Antônio Oliveira tomou um inesperado 3×2 dos EUA logo na estreia, chegando a sofrer 3×0 ainda no primeiro tempo. Nem os ianques botaram fé.

Depois veio a famigerada melhoradinha pré-pá de cal. Diante da Polônia, Pauleta assumiu a responsa e comandou o triunfo por 4×0. Três dele.

Atrás da Coreia do Sul e dos States no Grupo D, a rapaziada da Terrinha precisava derrotar os anfitriões coreanos pra avançar aos playoffs sem depender de ninguém.

Então, na rodada derradeira, Portugal teve dois expulsos, tomou um SUADOURO DANADO e perdeu por 1×0, graças à pintura de Park Ji-Sung. Na base do abafa deu até bola na trave, porém morreu na praia.

Na classificação final da Copa, um amargo 21º posto. Pouquíssimo pra tanto talento.

Abaixo, a lista dos 23 que envergaram o verde e grená nos campos asiáticos:

  • Goleiros => Vítor Baía, Nélson e Ricardo;
  • Defensores => Jorge Costa, Abel Xavier, Marco Caneira, Fernando Couto (capitão), Jorge Andrade, Nuno Frechaut, Beto e Rui Jorge;
  • Meias => Paulo Souza, Luís Figo, Rui Costa, Sérgio Conceição, Hugo Viana, Pedro Barbosa, Paulo Bento, Capucho e Petit;
  • Atacantes => João Pinto, Pauleta e Nuno Gomes.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s