Campeonato Brasileiro de 2009 => A incrível arrancada que deu o título ao Flamengo

flamengo-2009-2Terminada a 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, o Flamengo tomava 3×0 do lendário Avaí de Silas e ocupava a modesta 10ª posição na tabela.

Distante 11 pontos do líder Palmeiras, o clube tinha como meta declarada a Libertadores, mas até isso tava osso: o São Paulo, fechando o G4, aparecia 7 pontos adiante.

Conseguir algo no torneio parecia impossível. Só uma recuperação milagrosa pra botar o grupo treinado por Andrade nos trilhos…

E não é que ela veio?

Nos 17 jogos seguintes, os cariocas obtiveram aproveitamento superior a 78%, perdendo uma única vez e roubando pontos dos adversários diretos:

  • Internacional (0x0 fora);
  • São Paulo (2×1 no Maracanã);
  • Palmeiras (2×0 fora) e
  • Atlético-MG (3×1 fora).

Catapultado por caras como AdrianoPetkovicMaldonadoÁlvaro e o goleiro Bruno, o Mengão debutou no G4 na 30ª rodada e assumiu a ponta ao término da penúltima. Aí os zagueiros David BrazRonaldo Angelim fizeram os gols aí embaixo e o Maraca veio abaixo com o hexa*:

Além dos citados, o Rubro-Negro contou com outros jogadores importantes na conquista. Defenderam a equipe ao longo do Brasileirão, por exemplo:

  • Léo Moura Juan (laterais);
  • WilliamsToró Kleberson (volantes);
  • Fierro, Everton e Ibson (meias);
  • Emerson SheikMaxi Biancucchi Zé Roberto (atacantes).

flamengo-2009

*Quando escrevi o texto acima, optei por me referir à conquista flamenguista de 2009 como sendo a sexta nacional de sua história, ou seja, incluindo na conta a Copa União de 1987. Hoje, 24 de novembro de 2019, tenho uma visão diferente. Após ler 1987 – De fato, de direito e de cabeça, tendo a concordar com o viés defendido pelos autores André Galindo e Cássio Zirpoli.

Confesso que, ao travar contato com a obra, este ano, receei que os jornalistas (criados em Pernambuco) fossem parciais na análise. O livro, porém, segue uma linha de raciocínio bastante pertinente, norteada pelas decisões judiciais, sempre favoráveis ao Sport enquanto único ganhador do certame. Sendo assim, considero o Leão da Ilha do Retiro o campeão brasileiro de 87.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s