Animals, 1977 => O auge do Pink Floyd sob a batuta de Roger Waters

pink-floyd-1977À medida em que ganhou corpo longe da psicodelia 60’s de Syd Barrett, o Pink Floyd acabou sendo dominado criativamente por Roger Waters. Um domínio polêmico o qual, ao passo que deu ao rock frutos inigualáveis nos anos 1970, também causou o fim da formação clássica da banda.

Neste ínterim, o conjunto inglês investiu pesado nas letras vorazes do líder, as embebeu em instrumentais intrincados e criou o álbum que melhor define o período: Animals.

O caramanholão lançado em 1977 revolveu o preceito do livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, usando metáforas animais pra meter o pau no capitalismo e no cenário social/político setentista. Quase todo o material foi composto pelo menino Águas – exceção à pérola Dogs, cuja maior parte veio do guitarrista David Gilmour.

Nas gravações deste LP começaram, à vera, os atritos responsáveis pelo fim da versão célebre floydiana. Não tanto da parte de Gilmour, satisfeito com suas contribuições, embora ciente do pouco songwriting e do mandachuvismo do colega baixista, nem do baterista Nick Mason, que achou as sessões mais legais que as do antecessor Wish You Were Here.

pink-floyd-1977-2

O bolado mesmo era Richard Wright. O tecladista tentou podar as asinhas de Waters e travou altos conflitos contra a postura ditatorial dele. Se desgastou tanto, ficou tão alheio ao processo criativo, que terminou demitido em 1979, na elaboração do icônico The Wall.

Vários discos do fluido rosa chegariam à posteridade ostentando maiores louros, comparados a Animals. Nenhum, contudo, teria conteúdo lírico e melódico tão mordaz quanto. Mesmo The Wall, associadíssimo à imagem wateriana, já teria discurso difuso, falando e lembrando muito ao mesmo tempo, sem a coesão de porco voando (idealizado por Roger) do irmão mais velho.

TRACKLIST:

  1. Pigs on the Wing (Part 1)
  2. Dogs
  3. Pigs (Three Different Ones)
  4. Sheep
  5. Pigs on the Wing (Part 2)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s