Carlos Germano, Roberto Dinamite e Edmundo => Sob a batuta de Joel Santana, Vasco estelar ganha o Campeonato Carioca invicto em 1992

vasco-1992

(Crédito: semprevasco.com)

Léo Batista se rendeu ao Vasco da Gama em 24 de novembro de 1992. Ao revelar no Globo Esporte que o Campeonato Carioca daquele ano já tinha vencedor, a duas rodadas do fim, o apresentador chamou o time triunfante de o Milan carioca. O maior dos elogios futebolísticos na época.

Contando com um timaço, doido pra fazer a despedida dos gramados do ídolo Roberto Dinamite valer a pena, a Cruz de Malta avassalou geral, levando o caneco de forma incontestável.

Invicta. Sem final nem nada.

joel-santana-1992O grupo treinado por Joel Santana tinha nomes graúdos além de Dinamite: Luís Carlos Winck, Carlos Alberto Dias Bismarck. E algumas carinhas novas que viriam pra ficar, como Carlos GermanoEdmundo Valdir Bigode. Outro que estava lá, e mais tarde estouraria jogando no Sul, era Jardel.

Durante a Taça Guanabara rolou equilíbrio. Flamengo e Bangu fungaram o cangote alvinegro, terminando o turno só dois pontos atrás. Ali a defesa se destacou – foram necessárias nove rodadas pra Carlos Germano tomar o primeiro gol. Em 11 jogos, 7 vitórias e 4 empates. Apenas dois tentos sofridos e 17 anotados.

Na Taça Rio é que não teve conversa. O Vasco simplesmente passou o trator, ganhando 11 dos 13 compromissos, empatando os demais. O poderio ofensivo melhorou muito, impondo 27 idas ao fundo da rede aos adversários, enquanto as suas acabaram balançadas oito vezes.

O título veio matematicamente contra o Bangu. No estádio de São Januário, bem como manda o figurino:

Foi tamanha a deboeza que o segundo colocado, Flamengo, encerrou o returno oito pontos atrás na classificação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s