Com média de 2 gols por jogo, argentino Guillermo Stábile se tornou artilheiro da primeira Copa do Mundo

guillermo-stabileGuillermo Stábile foi um dos grandes forwards argentinos do começo do século XX. Nascido em 17 de janeiro de 1905, o rapazinho marcou época no centro do ataque do Huracán, feito que o levou à Copa do Mundo de 1930.

Foi o debute do galalau na Albiceleste. E ele não se intimidou: emplacou 8 gols e entrou pra história como o primeiro artilheiro do certame máximo do futebol.

Stábile começou o torneio no banco, ficando fora da vitória por 1×0 contra a França, na estreia. Aí o destino colaborou: o titular Roberto Cherro sofreu uma crise de ansiedade às vésperas do segundo jogo, e ele entrou no time de Juan José Tramutola metendo hat-trick numa goleada de 6×3 aplicada no México.

O ritmo seguiu fortíssimo e o cabra abotoou duas vezes tanto no encerramento da fase de grupos (3×1 no Chile) quanto na massacrante semifinal junto aos EUA (6×1).

guillermo-stabile-world-cup-1930

Na decisão quem riria por último seria o Uruguai. Mas Stábile deixaria o seu, assinalando o segundo tento da Argentina na derrota por 4×2.

Encerraria sua participação integrando o All-Star Team do mundial e com a impressionante média de 2 limoeiros balançados por cotejo, superada apenas pelo húngaro Sándor Kocsis (2,20 em 1954), pelo francês Just Fontaine (2,17 em 1958) e igualada pelo russo Oleg Salenko (1994).

PS => Guillermo viveria ainda mais glórias depois de pendurar as chuteiras. Como treinador, conquistaria vários títulos com a seleção hermana, incluindo seis Campeonatos Sulamericanos (1941, 1945-47, 1955 e 1957). Faleceria em 26 de dezembro de 1966.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s