The Rolling Stones Rock and Roll Circus foi um especial muito bacana organizado por Mick Jagger e sua trupe em dezembro de 1968. Dirigido por Michael Lindsay-Hogg, cidadão que um mês depois filmaria o conturbado documentário beatle Let it Be, o evento reuniu altas atrações de qualidade. Entre elas, o estelar The Dirty Mac.
O supergrupo brincava com o nome do Fleetwood Mac juntando caras da Jimi Hendrix Experience (Mitch Mitchell – bateria), Rolling Stones (Keith Richards – baixo), Cream (Eric Clapton – guitarra) e Beatles (John Lennon – guitarra e voz). Impossível dar errado.
Como se a formação em si não fosse mítica o suficiente, eles ainda tocaram a sensacional Yer Blues no programa. Das preciosidades do fab fourzeiro White Album.
Depois os caboclos bolaram uma estripulia com a Yoko Ono, chamada Whole Lotta Yoko, não tão digna assim…
Infelizmente o Rock and Roll Circus só viria a público três décadas adiante, em 1996. Reza a lenda que Mick Jagger ficou constrangido pela incrível performance do The Who em A Quick One, While He’s Away, e por isso embargara o projeto por tanto tempo. Particularmente não boto fé, porque os Stones mesmo mandaram demais, sobretudo em No Expectations e Sympathy for the Devil. Mas né, vai saber.
Abaixo segue o áudio do bagulhets inteirão, com outros momentos célebres – incluindo um jovem Tony Iommi se aventurando na guita do Jethro Tull.