Liga Mundial em Curitiba: É uma boa, mesmo?

liga mundial 2017 em curitiba

(Crédito: dudasportschannel.com.br)

Como curitibano e fã de vôlei, num primeiro momento curti a cidade ser escolhida pra sediar as finais da Liga Mundial 2017. Parando pra pensar, contudo, também percebi o quanto a decisão apresenta vieses meio descabidos.

Primeiro porque Curitiba não tem ginásios de grande porte. Tanto que o torneio ocorrerá na futebolística Arena da Baixada, cujas arquibancadas sustentam, a título de comparação, quase dez vezes mais gente que o afamado ginásio do Tarumã (42 mil contra 4,5 mil espectadores). Aliado ao teto retrátil, este foi o principal motivo por trás da escolha do estádio – embora o público, na real, vá girar em torno dos 30 mil, pois o setor inferior da Baixada ficará fechado.

Segundo porque passamos um tempão sem time nas competições nacionais. Depois do êxodo do Rexona/Ades (campeão da Superliga feminina 1997-98 e 1999-2000) pro Rio de Janeiro, em 2004, só o BRH Sulflex/Clube Curitibano voltou a representar Curita, na Superliga B deste ano. Nos esforçamos tão pouco pra alavancar a prática cotidianamente, aqui, e agora ganhamos o filé?

brasil x portugal curitiba 2016

(Crédito: Vagner Rosário/VEJA.com)

Outra razão reside na gambiarra. Os jogos comprometem o calendário do dono da casa, Atlético-PR, que terá de abandonar seus domínios meio aos playoffs da Taça Libertadores da América. O término da Liga rola de 4 a 8 de julho, enquanto o Furacão recebe o Santos dia 5, pela ida das oitavas da Liberta. Cogitou-se até a possibilidade de mandar o duelo noutro estado, tal qual na finalíssima de 2005.

Ou seja: além de não termos estrutura ideal pra sediar tão importante evento do voleibol internacional, a ponto de fazê-lo num estádio de futebol um ano após as Olimpíadas brasileiras, ainda dificultamos a vida dos fãs do clube que cederá o lugar. Complicado…

Rio, São Paulo e Minas tem a estrutura, clubes de ponta, ginásios amplos. Será que não era melhor bolar a Liga Mundial num deles? Será que não era melhor fazer uma votação, perguntando se a torcida atleticana aprovava a cessão da Arena justo no período em que o Rubro-Negro correrá os 90 minutos mais importantes de sua temporada?

Talvez o acordo financeiro compense toda a dor de cabeça vermelha e preta. Talvez a Liga Mundial finalmente alavanque o vôlei em Curitiba, de algum modo, e o elefante não fique tão branco quanto parece. Mas nosso dever é questionar. Então nóiz questiona.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s