Conto do São Francisco => Cactos com toques de MPB e causos do Largo da Ordem

conto do são francisco 1

(Foto: Guilherme Mattar)

Tocar na forma acústica dá novos ares aos acostumados à energia de guitarra e bateria. Nós do Cactos sabemos disso. Depois de uma série de shows violeiros de uns tempos pra cá, ampliamos influências e criamos arranjos mais amplos, variando do blues/rock de Nunca Será, passando pelo pop de Pretexto e chegando agora à MPB em Conto do São Francisco.

A letra é antiga: a primeira que bolei pensando no duo, no comecinho de 2014. Ela narra os percalços de um mancebo pelo curitibaníssimo Largo da Ordem, madrugada adentro, e está cheia de referências regionais. As Ruínas do São Francisco, a linha de ônibus Cabral/Osório (que detém o título de busão mais demorado da história da humanidade), o rapaz tocando Metallica na rua… Enfim, toda a miscelânea peculiar ao Largão.

nicos_both

(Foto: Cactos)

Quanto à melodia, esta pintou beeeem depois. Originalmente seria um blues típico, 12 compassos. Mas alguma coisa não ornava, então guardamos a música por meses. Até a sequência de acordes MPBísticos surgir, numa pegada informal de violão, e tudo encaixar perfeitamente.

As gravações rolaram ao vivo no Nicos Studio (Curitiba/PR), junho de 2016, basicamente como num show. Um do lado do outro, violão, cajón, mesma sala, nenhuma separação, tocando simultaneamente.

Conto é a terceira faixa do EP AcustiCactos, planejado pro ano que vem. Nosso terceiro trabalho, sucedendo os elétricos Cactos EP (2014) Tanto Faz e Tanto Fez (2015).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s