Grandes álbuns da humanidade brasileira => Maquinarama (Skank, 2000)

skank maquinaramaQuando começou a ser notado, na primeira metade dos anos 1990, o Skank se escorava no reggae e no dub. O pop/rock entrou na mistura de mansinho, com o passar do tempo. Até que, na virada do milênio, era ele quem dava as cartas melódicas da rapaziada mineira.

Absorvendo influências cada vez mais claras do britpop e do Clube da Esquina, a banda entrou em estúdio no começo de 2000. E em junho daquela temporada, lançou o melhor disco da carreira: Maquinarama.

Samuel Rosa canta qual nunca, embora alguns versos do rapaz (penados majoritariamente com o parceiro Chico Amaral) causem estranheza. Em Ela Desapareceu, por exemplo, ele diz: “Escuridão na veia/ Com mil disfarces úteis/ Tudo se resolveu na areia/ Onde fazem casa os avestruzes”. Imagem no mínimo intrigante.

Instrumentalmente falando, a perfeição é logo ali. Numa produção pop excelente, obra de Chico Neves e Tom Capone, o conjunto eleva o sarrafo e percorre áreas distintas, indo da new bossa Balada do Amor Inabalável (não por acaso tema de novela do Manoel Carlos, “Laços da Família”) ao western Canção Noturna, passando pelo caos da faixa título e pela crítica social de Rebelião.

Mas o que realmente chama atenção no álbum são os hits. Se o Skank havia se provado radiofônico nos trabalhos anteriores, com Maquinarama os caras conseguem munir as canções fortes de esmero artístico extra. Maior prova é a balada Ali, talvez o melhor fruto da histórica colaboração entre Samuel e o titã Nando Reis.

Além das cooperações padrão, o frontman skânquico buscou outras uniões, escrevendo a abertura Água e Fogo com ajuda de Edgar Scandurra, Balada do Amor Inabalável com Fausto Fawcett e A Última Guerra com Lô Borges. Já Rebelião tem participação especial de Andreas Kisser na guitarra.

PS: O encerramento do full-length, Preto Damião, também não pode passar batido. Ele sinaliza o caminho que os mancebos seguiriam no CD seguinte, Cosmotron (2003), mergulhando fundo na psicodelia.


TRACKLIST

  1. Água e Fogo
  2. Três Lados
  3. Ela Desapareceu
  4. Balada do Amor Inabalável
  5. Canção Noturna
  6. Muçulmano
  7. Maquinarama
  8. Rebelião
  9. A Última Guerra
  10. Fica
  11. Ali
  12. Preto Damião

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s