Grandes álbuns da humanidade brasileira => Hey Na Na (Os Paralamas do Sucesso, 1998)

paralamas do sucesso hey na naA crise fonográfica ficava pra trás no Brasil. A década de 90 avançava e, com ela, o BRock se recuperava da baixa, buscando coexistir entre pagode e sertanejo.

Neste contexto, Os Paralamas do Sucesso viviam situação engraçada. Seus discos de estúdio recentes vendiam pouquíssimo, mas os shows lotavam. Sem falar no sucesso internacional que a banda passou a desfrutar, sobretudo na Argentina.

A maré comercial virou aqui em 1995, quando Vamo Batê Lata chegou e estourou, munido de gravações ao vivo realizadas em São Paulo e quatro canções inéditas (incluindo Uma Brasileira Saber Amar). Um ano depois, Nove Luas sedimentou a boa fase recheando o repertório paralâmico de hits como Lourinha Bombril La Bella Luna.

Ficou então mais tranquilo compor, voltar às gravinas e lançar Hey Na Na nos idos de 1998. Um full length gostoso, dançante e marcado por excelentes vocais de Herbert Vianna. Além da percussão, que ganha importância ímpar – quase em pé de igualdade com os tradicionais metais que acompanham o trio.

paralamas do sucesso hey na na_contracapaBi Ribeiro é outro inspirado. Em Brasília 5:31 O Amor Não Sabe Esperar (feat. Marisa Monte na voz) o cara dá aula com charmosas linhas de baixo, ajudado pela precisão de João Barone nas baquetas.

A consciência pop do registro impressiona. As guitarras de Por Sempre Andar, a percussa de O Trem da Juventude, o clássico Ela Disse Adeus, a vibe meio Skank da balada Viernes 3 AM (versão da música de Charly Garcia), a classe violeira de Santorini Blues

Tudo está amarrado de tal forma que é difícil sacar por que o disco não ganha tanta reverência hoje. Principalmente quando se pensa em Scream Poetry, letrada por Chico Science e que conta com participação de Jorge Mautner. Ou no dedo de Dado Villa-Lobos, creditado n’alguns números.

TRACKLIST

  1. Por Sempre Andar
  2. Depois da Queda o Coice
  3. O Trem da Juventude
  4. Brasília 5:31
  5. O Amor Não Sabe Esperar (part. Marisa Monte)
  6. Ela Disse Adeus
  7. Scream Poetry (part. Jorge Mautner)
  8. Viernes 3 AM
  9. Um Dia em Provença
  10. Santorini Blues
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s