Grandes álbuns da humanidade brasileira => Ventura (Los Hermanos, 2003)

ventura los hermanosO disco de estreia era bom. Misturava guitarra e metais de um jeito diferente do feito por Skank ou Paralamas do Sucesso no mainstream. Hardcore bem cantado.

O segundo? Legal também. Rompia a fórmula dos hits pop padrão, entrava na MPB. Aquele carinha de voz rouca, que assumia o mic vez ou outra, emitia claros sinais de talento na composição.

Mas o terceiro… Ali a banda mostrou, realmente, a que veio. Com Ventura (2003), os barbudos do Los Hermanos encontraram o equilíbrio entre rock e música popular brasileira, dando espaço pra Rodrigo Amarante desabrochar nas letras/gogó, oferecendo companhia sagaz à Marcelo Camelo.

A paleta de influências é ampla. Sambalanço, baladas, guitarras indie expressivas, percussas elegantes do grande Rodrigo Barba, naipes, teclados pulsantes de Bruno Medina, introspecções… São várias as embalagens dos versos que dialogam, intimamente, com os dilemas inquietos dos adultos jovens.

Diversidade observada nos dois compositores, aliás. Camelo vai da raiva contida de Cara Estranho ao tranquilo prelúdio do quarto e último disco do grupo, De Onde Vem a Calma. Já o escopo de Amarante, autor de cinco números, abrange a coesão da balada O Velho e o Moço até a divertida confusão de Deixa o Verão.

PS: Deixo menção honrosa ao produtor Kassin, responsável pelo som geral e várias das linhas de baixo presentes em Ventura, intercaladas entre ele, Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante e Gabriel Bubu.

TRACKLIST

  1. Samba a Dois
  2. O Vencedor
  3. Tá Bom
  4. Último Romance
  5. Do Sétimo Andar
  6. A Outra
  7. Cara Estranho
  8. O Velho e o Moço
  9. Além do Que Se Vê
  10. O Pouco Que Sobrou
  11. Conversa de Botas Batidas
  12. Deixa o Verão
  13. Do Lado de Dentro
  14. Um Par
  15. De Onde Vem a Calma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s