A arte de dizer não

Ando conduzindo um experimento esta semana. Quando alguém me saúda com o clássico “oi, tudo bem?”, respondo não. Assim. No duro. Sem explicação.

“O quêêêêêêê…”

“Tá tudo bem?”

“Como assim?”

“Aconteceu alguma coisa?”

Impressionante como uma simples palavra desencadeia reações tão exacerbadas…

Pois é. Estamos tão condicionados às afirmativas positivas que nem sabemos o que fazer com o antônimo. Ao vê-lo, precisamos logo extirpá-lo, moê-lo de pancada se possível, dissecar sua origem, alertar o governo pra que as novas gerações não fiquem expostas a tamanho risco à civilidade.

Já o sim? Ah, esse não precisa de por quê. Sim é sim. É vida. Beleza clássica.

Pro não é regime fechado – sem você, amor. Ninguém deve soltar um não ao vento. Tá louco? Chega a ser desaforo. Na sociedade bombardeada de informação, anestesiada até a última gota, só há espaço ao positivo. De preferência a curto prazo.

Talvez resida aí o erro. Talvez nos falte conceder tempo ao tempo. Numa vibe Saramago, dar a volta toda às coisas.

Esculturas, danças, músicas, filmes, pinturas não são produzidas apenas pra massagear olhos, ouvido, boca e nariz (tampouco cabeça, ombro, joelho e pé). Elas exalam outras facetas. Abusam da saturação. Chocam com pinceladas fortes, formas díspares, cenas intrincadas. Dificultam a entrada e nos estimulam a pensar na saída.

O não também tem tal serventia. Ele convida à reflexão, e o mais intrigante, logo no comecinho da conversa! Ele nos leva além.

Já que falamos “tudo bem, sim” sem ponderar se está de fato tudo bem, por que não soltar um não desinteressado vez em quando? Não vou mentir: há palatável risco de o interlocutor te achar maluco. Mas a experiência, garanto, será bem mais estimulante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s