A regra é clara: bordão de Arnaldo Cezar Coelho pode ter surgido em famoso Atletiba dos anos 1960

Arnaldo Cezar Coelho popularizou a frase “a regra é clara” nos tempos de comentarista de arbitragem na Rede Globo. Mas o termo lhe surgiu antes, quando ainda apitava. Em entrevista exclusiva, ele revelou a possibilidade de ter dito o bordão pela primeira vez no vestiário do estádio Durival Britto e Silva, ao fim do emocionante Atletiba que sacramentou o Campeonato Paranaense de 1968.

03.31 - final 68

(Foto: Arquivo/GRPCOM)

Trabalhando à época em São Paulo, o então jovem de 25 anos foi convidado a atuar nas finais do Paraná, no mês de agosto. O Coritiba venceu a ida no Belfort Duarte (atual Couto Pereira) por 2×1, dia 25, e jogava pela igualdade na volta, três dias depois, para erguer a taça que não vinha havia oito anos. Ao Athletico, jejuando desde 1958, restava ganhar para forçar um terceiro encontro, tira-teima.

Contando com atletas de estofo nacional como Belini e Dorval, o Rubro-Negro abriu o placar da segunda contenda com Zé Roberto. Sustentou a vantagem na Vila Capanema até os instantes derradeiros, quando o Coxa descolou uma falta lateral, cobrada por Nilo. “O jogo ia acabar”, relembra Arnaldo. ”O cara levanta a bola na área, Paulo Vecchio faz o gol de cabeça e eu termino o jogo logo depois do gol. Nem dei saída”.

Festa alviverde de um lado – o gol de cabeça do atacante Paulo Vecchio garantia a conquista. Dúvida atleticana do outro – valeu ou não valeu? O jogo acabou antes ou depois do gol? O juiz não tinha que dar a saída da bola para valer?

“Belini foi ao vestiário em seguida me perguntar se tinha valido o gol. Eu respondi: a regra é clara. Não precisa dar a saída para acabar o jogo. Acho que foi a primeira vez que falei “a regra é clara””, pontua aquele a quem caberia, em 1982, legislar a final da Copa do Mundo entre Alemanha e Itália. O Atletiba acabou 1×1, tornando o Coritiba campeão do que é considerado um dos melhores campeonatos paranaenses de todos os tempos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s