Grandes álbuns da humanidade brasileira => Cássia Eller ao Vivo [Violões] (Cássia Eller, 1996)

cássia eller ao vivo [violões] 1996Quando quer, ao contrário do que se costuma dizer, Deus escreve certo por linhas cristalina-e-belamente retas. O caso de Cássia Eller é emblemático: quis o todo-poderoso que o melhor trabalho da cantora, aquele que mais se aproxima de sua essência, e que lhe faz mais justiça, fosse justo um ao vivo. Simples. Visceral.

O trabalho em questão, Cássia Eller ao Vivo, popularmente chamado Violões, nasceu da época de promoção do álbum Cássia Eller, lançado em 1994. Dele sairiam nove números a rechear o setlist posto à baila num formato mais básico, acústico, em trio formado por Cássia, Walter Villaça Luce Nascimento.

Não há clareza sobre os detalhes técnicos, mas, ao que tudo indica, Violões foi montado em 1996 combinando passagens por Rio e São Paulo, um ano antes. Certo é que não se trata de registro idêntico ao DVD do show, comercializado a partir de 2010. Este se baseia em especial à TV Cultura (São Paulo, 1996), com discrepâncias quanto à tracklist – RubensLanterna dos Afogados e Blues da Piedade entrando, Nenhum Roberto, Eu Sou Neguinha e Não Amo Ninguém saindo*.

VERSÕES DEFINITIVAS

Regravações são praxe na obra de Cássia Eller. Boa parte do repertório de Violões ou já havia sido trabalhada antes, ou ganharia versões futuras. O particular do disco é que seu conteúdo se transformaria na referência principal, especialmente em casos como Nenhum Roberto Eu Sou Neguinha (revisitadas no póstumo Dez de Dezembro – 2002).

Além disso, as interpretações sagazes de NósPor EnquantoTry a Little Tenderness e Não Amo Ninguém saltam aos ouvidos de quem consome o full length, e seu delicioso ecletismo, capaz de combinar perfeitamente elementos de blues, folk, pop/rock e MPB. Cássia, né?

*Rola também Eleanor RigbyNão Sei o que Quero da Vida Gatas Extraordinárias como faixas bônus.

TRACKLIST

  1. E.C.T.
  2. Nenhum Roberto
  3. Eu Sou Neguinha
  4. Nós
  5. 1º de Julho
  6. Na Cadência do Samba
  7. I’ve Got a Feeling / Por Enquanto
  8. Try a Little Tenderness
  9. Malandragem
  10. Não Amo Ninguém
  11. Música Urbana 2
  12. Socorro
  13. Metrô Linha 743
  14. Coroné Antônio Bento

 

PS: Como forma de valorizar o trabalho da cantora, achei por bem não ficar listando os compositores das músicas acima. Afinal de contas, Cássia era uma notória intérprete. Muitas vezes ganhava temas de outrem (Nenhum Roberto e 1º de Julho, por exemplo), feitos sob medida pra ela. E, quase sempre, as faixas ficavam mais associadas a ela própria do que aos citadinos que as escreveram.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s